Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Tá na rede # 5 / Dica de Leitura ::: Os Diários Secretos de Aghata Christie

17:12 A leitora 4 Comentários Categoria : ,


       Hey Leitores queridos :D!

       Como eu fiquei mega feliz com os comentários da resenha do livro "O natal de Poirot" que postei aqui … achei interessante compartilhar com vocês esse artigo sobre um livro especial, não exatamente mais um um romance, mas para os fãs é tão bom quanto (u.u eu quero!). Estou falando da publicação da editora Leya. Quer saber mais, então leia a matéria escrita por Maria Carolina Maia, para o Veja meus livros, blog da revista Veja, logo a seguir, e perceba que é realmente um achado, pois quem não gostaria de saber como funcionava a mente de uma das mairoes escritoras de todos os tempos enquanto escrevia suas célebres obras?
Descrição:
     Agatha Christie: 66 romances policiais, 20 peças de teatro, 6 romances sob um pseudônimo e mais de 150 contos. Quais são os mistérios que explicam tamanho sucesso?
      Em 2004, um incrível legado foi revelado: Descobertos entre outros objetos deixados na casa da família de Christie estavam seus diários - 73 cadernos escritos à mão com notas, listas e desenhos que apresentavam seus planos para diversos livros, peças e contos. Entre essas relíquias, observações, pistas e notas sobre seus famosos livros, que fascinam gerações de leitores.
      Repleto de detalhes que a modesta autora jamais revelou, Os Diários Secretos de Agatha Christie inclui dois contos inéditos de Poirot. Imperdível!
      
Que mistérios tem Agatha Christie
5 Porquinhos
Um Porquinho foi ao Mercado (market Basing)
1 ” ficou em casa
1 ” comeu rosbife
1 ” nada comeu
1 ” chorou, chorou, chorou
(Caderno 35)
      Quem gosta de histórias de detetive sabe o quanto é difícil adivinhar o assassino de um livro de Agatha Christie. Entre os 66 romances publicados pela rainha do crime, como é conhecida a escritora britânica morta em 1976, aos 85 anos, há finais impensáveis, como um em que o culpado é o próprio detetive e outro em que o assassino não figura por quase toda a história, sendo, portanto, impossível de apontar. Agora, os leitores têm a oportunidade de uma saborosa desforra. Trata-se do livro Os Diários Secretos de Agatha Christie (editora Leya, 480 páginas, 49,90 reais [Atualização: 19,oo reais no submarino!!] ), em que o curador literário do espólio da escritora, John Curran, revela os planos traçados pela autora em seus cadernos de anotação (alguns trechos estão presentes neste post, em itálico).
Moça – (Nova Zelândia) descobre que sua mãe foi julgada e condenada por assassinato – possivelmente condenada a trabalhos f[orçados] – à prisão perpétua e então morreu
Grande choque – Ela é uma herdeira tio deixou-lhe todo seu dinheiro – fica noiva – vê um brilho em seus olhos – decide nesse momento fazer algo a respeito – sua mãe não é culpada – procura H.P.
      Procurando limpar o mínimo possível o caos de anotações de Agatha Christie, Curran transcreveu, comentando e analisando, os 73 cadernos da escritora. Deles, salta uma autora desorganizada, que mistura notas de supermercado com estudos de armas de crimes e argumentos com perfis de personagens que mais tarde podem mudar de nome, mas, principalmente, a fórmula do romance policial que ela herdou e aprofundou, fazendo do gênero um campeão de vendas. Agatha Christie foi traduzida para 45 línguas e, segundo fontes diversas, os exemplares de seus livros vendidos somam 2 bilhões de unidades. Quantia que na lista dos mais vendidos a deixaria atrás somente da Bíblia.
       O gênero detetivesco foi inventado por Edgard Allan Poe, que escreveu apenas quatro histórias do tipo antes de perder o interesse por ele. O primeiro autor a ganhar vulto nessa área foi Sir Arthur Conan Doyle, pai do detetive Sherlock Holmes (1887 e 1927) – do qual, aliás, tentou se livrar e não pôde, impedido pelo público, assim como Agatha Christie tentou abandonar, sem sucesso, o belga Hercule Poirot, seu principal investigador ao lado de Miss Marple.
O passado – há 18 anos? 1920-24
Se não era culpada, quem era?
4 (ou 5) outras pessoas na casa (um pouco como os Borden?)
A mãe matou
A. Marido
B. Amante
C. Tio rico ou tutor
D. Outra mulher (ciúmes)
       Mas foi com Agatha Christie que o romance de detetive conheceu seus maiores voos. A leitura de seus cadernos pode revelar tanto a fertilidade da sua imaginação, como propõe Curren, quanto o seu apreço ao esquema que adotou e ajudou a refinar, como afirma artigo recente da revista The New Yorker. Um formato existe, sem dúvida – e é tão evidente que, como disse o argentino Jorge Luis Borges, depois de atravessar um livro de detetive outras obras podem parecer amorfas ao leitor. É mais ou menos assim: acontece um crime, a escritora apresenta alguns culpados óbvios, fingindo que está ajudando o leitor a desvendar o mistério, para em seguida mudar o rumo da história, descartando suspeitos e confundindo quem lê. Descoberto pelo detetive em questão, o assassino quase nunca protesta. Prefere dizer que a vítima merecia.
       Duas das contribuições de Christie foram a consolidação da excentricidade do detetive – já iniciada por Conan Doyle com Sherlock, que em seu tempo livre deitava no sofá, sobre o efeito de cocaína, e atirava balas contra a parede – e da sua racionalidade. Quando trabalha, o detetive não demonstra emoção. Mas cada pista a que se atém é uma migalha ou uma isca jogada ao leitor, que assim vai se mantendo preso ao livro, acreditando que poderá adivinhar o assassino. Mas já sabemos que, em se tratando de Agatha Christie, será muito difícil.
As 5 pessoas
Miss Williams senhora idosa Caro – devotada a Caroline
Mrs. Sargent – meia-irmã mais velha de Caro – casou-se por dinheiro etc.
Lucy – irmã do marido – violentamente anti-Caro
A. (Ideia) – Caro feriu uma irmã ou irmão quando criança devido a seu temperamento incontrolável – ela acredita que essa irmã ou irmão tenha cometido o crime – por isso acha que está pagando por culpa e fica satisfeita
A irmã ou irmão são no Nº5? – Chora, chora

       Mas o que talvez mais salte ao leitor interessado em história da arte e em fenômenos culturais – categoria em que sem dúvida a literatura de Agatha Christie se insere – seja o pano de fundo em que as histórias são escritas (a Segunda Guerra ecoa sobre as linhas da autora, que se torna como que mais impiedosa) e a dimensão de seu consumo. Não apenas a classe média em busca de entretenimento é leitora da rainha do crime e de seus pares. Ela está na estante de letrados exigentes. Daí eruditos como Borges contarem com o estilo em seu lastro intelectual.
       É claro que se pode dizer do romance detetivesco que seus personagens são rasos. Mas essa é uma condição do gênero: quanto mais opacos, menos dão pistas ao leitor. No caso de Agatha Christie, vê-se que a regra se comprova. E que funciona.



Gostou? Se quiser ler um trecho da introdução do livro, escrita pelo pesquisador irlandês John Curran, clique aqui.

E até o próximo post! ^.~

Leia na fonte: Veja meus livros

Posts Relacionados

4 comentários

  1. gostei do blog, muito fofo s2
    segue ? http://infinityebeyond.blogspot.com/

    oobg s2

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica. Não conhecia esse livro e ainda não li nada escrito pel Agatha (Que vergonha). Pelo que já ouvi falarem e as sinopses de livros dela...para ser uma ótimas escritora. E imagina um livro que fala sobre os segredos dela...deve ser super show!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando foi anunciado esse livro, eu fiquei louca ^^
    Queria demais saber um pouco do que se passava na cabeça da Diva do mundo dos cianurestos e afins.
    Mas a verdade é um pouco menos festiva =( eu comprei o livro, mas ainda não o li.

    Seu post me fez lembrar disso com tristeza, tá mais do que na hora de eu me redimir desse mal passo hehehe pq Agatha MERECE.

    Adorei a indicação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que gosto de biografias mas não de todos e/ou qualquer pessoa. Eu li algumas biografias maravilhosas e com certeza eu gostaria de saber mais sobre Agatha! \o
    O único livro que li da autora foi "O caso do hotel Bertram" e me apaixonei! Quero sim ler mais livros dela, só que por enquanto tá complicado... :$

    Beijos e parabéns pela dica!
    ;*

    ResponderExcluir