Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Leitura? (É de comer?) - Dicas para aprender a gostar de ler e se tornar uma menina mais interessante

18:27 A leitora 0 Comentários Categoria : , , ,

        Hey Leitores!
 ... esse post é originalmente destinado às leitoras de plantão ( Parabéns pelo dia internacional da mulher  ... atrasado :P ) , mas é claro que os meninos inteligentes que acessam o blog vão captar a mensagem  ;)
      Essa matéria é super legal, se quiser acesse a fonte clique aqui e conheça o site da revista atrevidinha.



  Leitura? (É de comer?)

Quem tem preconceito com a leitura tá por fora! Então se liga nas dicas para tomar gosto pela coisa e não perder a diversão.






Quem nunca passou por isso levante a mão: chega a professora com um livro chatinho da escola e você logo sai falando que ler é um saco. Até a escritora Thalita Rebouças, que lê pra caramba e publicou dez livros, já implicou com livros na pré-adolescência. "Adorava ler quando era criança, lia gibis, livros, mas com uns 12 anos comecei a implicar. Acho que foi por causa da escola. É como quando você assiste a dois ou três filmes chatos e fala que não gosta mais de cinema", conta. A implicância durou só um ano, mas ela percebeu o que estava acontecendo...
"Nessa fase, a escola dá coisas muito chatas para ler, que às vezes os pré-adolescentes nem têm maturidade para entender. E é um período muito perigoso: é ler um livro chato para achar que livro é chato para sempre", afirma Thalita. Tânia Rosing, coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo (RS), concorda com a escritora
"Leitura como obrigação não leva ninguém a ser leitor. As indicações de obras a serem lidas devem ser um acordo entre o professor e os alunos", diz Tânia. Mas isso não é motivo para ficar de mal das letras, pois tem muita coisa legal para ser lida por aí.
E eu com isso? Tá, você vive ouvindo todo mundo dizer que ler é legal e blá-blá-blá, mas já parou para pensar em tudo de bacana que esse hábito pode trazer para você?
"Uma pessoa que lê aprende a fazer melhores escolhas e conhece as coisas com mais profundidade. Como a adolescência é uma fase em que a gente fica um pouco impulsivo, ler sobre um assunto e se aprofundar nele é um jeito de saber escolher melhor as coisas da vida", diz Fabio Yabu, autor de Princesas do Mar. E não precisa só ler livros ou clássicos da literatura mundial, não. Sites, quadrinhos e revistas são um jeito ótimo de ficar sempre em contato com o mundo das letras. Quem descobre do que gosta e começa a ler, não para mais.


Os escritores que o digam."Recebo vários e-mails de meninas que aprenderam a gostar de ler com meus livros e fico muito feliz. 
Mas ficaria mais feliz ainda se eles viessem com menos erros de português", conta Fábio. "Um pouco é porque estão viciadas em falar 'miguxês' e a ler só na internet. Ler revistas e livros é um jeito de aprender a escrever melhor."

Thalita completa: você nem percebe o quanto é importante saber falar e escrever corretamente. "Na hora de conversar com algum garoto, ninguém quer falar errado, né? Quanto mais você lê, mais habituada fica com as palavras e não vai ter tantas dúvidas na hora do namoro, de escrever um e-mail ou na hora da prova. Ninguém merece perder ponto da nota porque escreveu errado, né?".




Fonte: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/index.asp

Posts Relacionados

0 comentários