... Que livro ler: eis a questão!
Hey, Leitores!
Sem muito tempo para pesquisar e escrever e, ao mesmo tempo, não querendo deixar o blogàs traças sem posts novos, decidi tagarelar um "pouquinho" ... na verdade está mais para "#delírios de leitura"... Então convido vocês para um "#papo de leitora" ^.~ (estou pensando em nomes para uma possível "coluna", para o caso de essa minha tagarelice se tornar algo constante por aqui ^.^)
Sem muito tempo para pesquisar e escrever e, ao mesmo tempo, não querendo deixar o blog
Como vocês escolhem o próximo livro que irão ler? Existe uma ordem pré-estabelecida? Escolhem de acordo com seu estado de espírito? Ou simplesmente leem de acordo com o grau de curiosidade? Para mim esse é um verdadeiro dilema: “Que livro ler, eis a questão!”
Em um momento onde tantos livros atuais fazem parte de alguma série literária, acho muito difícil resistir quando se tem a continuação da história a nosso alcance (se não temos que esperar pelo próximo $alário lançamento, é claro). Esse fator pode conduzir a escolha, levando o leitor a ler em sequência (às vezes eu não resisto), mas, por outro lado, adoro a sensação de suspense e euforia que sinto – como um frio na boca do estômago - antes de saber o que aconteceu com os personagens *.*, é como disse o “pequeno príncipe”: “Se tu vens às quatro da tarde, às três começarei a ser feliz”.
Uma verdade universal! ^.^ |
Acredito que todos já tenham ouvido o dito popular de que "o melhor tempero para a comida é fome", e acho que um princípio semelhante se aplica à leitura. Não que o fato de querer ler o livro fará dele uma boa obra (quantas vezes nos decepcionamos, quantos livros ficam abaixo de nossas expectativas, não é mesmo?), mas se estamos nos sentindo entediados, querendo sair da rotina e sonhando com uma boa aventura, uma história mais reflexiva, sentimental e sem ação, pode não ser uma boa pedida.
O que quero dizer é que muitos leitores têm percepções muito diferentes de um mesmo livro em diferentes épocas da vida. Ou seja, a leitura é um processo dinâmico. Como uma relação de amor ou amizade, requer envolvimento de ambas as partes, diria até que é uma espécie de triângulo "amoroso" entre o leitor, o autor e o novo universo que se constroi a partir desse encontro; cada "peça" é importante, por isso devemos "fazer a nossa parte", estar preparados para cada livro.
Às vezes, até fico triste por saber que a magia da primeira leitura não voltará ... falando nisso - acho que há uma fala assim na versão para o cinema do livro Para sempre, de Kim e Krichett Carpenter -, você lembra de como se sentiu lendo seu livro preferido pela primeira vez?♥ É uma sensação tão boa, quem é que não queria sentir isso de novo na próxima leitura, ter um novo favorito? Enfim, iniciar uma leitura e tão importante para um leitor quanto terminá-la (acho que isso é assunto para outro post *.*), então sinta-se a vontade para deixar sua dica sobre como escolher a próximo livro a ser lido.
Espero ter escritoum texto decente algo coerente e não demorar para postar novamente. Até o próximo post :*
ass: A leitora ... que sobreviveu
Espero ter escrito
0 comentários