Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Retrospectiva Literária 2013

17:14 A leitora 0 Comentários Categoria :

Olá, pessoas leitoras :) Além de  desejar um Feliz 2014 a todos que estejam lendo esse post, quero compartilhar a retrospectiva literária de 2013 com todos vocês. 

Li ótimos livros esse ano, mas, quando parei para "contabilizar" tudo, não me senti satisfeita. Não sei se é o meu atual estado de espírito, minha memória "nublada" ou se realmente faltou algo para fazer do meu 2013 algo literariamente melhor :x  

Como reforcei algumas vezes nas respostas que dei, tentei ser sincera comigo mesma e, ao mesmo tempo, não citar o mesmo livro muitas vezes. Queria ter diversificado mais minhas leituras e lido livros da minha estante que estou ávida por conhecer, mas não foi possível; talvez por isso não tenha me sentido segura quanto à algumas repostas... não estou muito satisfeita com essa postagem, principalmente pelo fato de ela estar mega atrasada, tanto que inclui o blog na lista de participantes, lá no Pensamento Tangencial. Entretanto, antes tarde do que nunca, vamos ao que interessa ^.~





clip_image001     1- A aventura que me tirou o fôlego:
Teria algumas possíveis respostas  a dar, mas  como pretendo não ficar repetindo o mesmo livro me todas as respostas (isso não é uma promessa, apenas um tentativa fracassada) - para não deixar aqueles que merecem estar na minha retrospectiva de fora - direi que foi  "A Bússola de Ouro", de Philip Pullman.
clip_image001        2- O terror que me deixou sem dormir:
Acho que li apenas um livro que poderia ser encaixado na categoria terror, mas a verdade é que ele não tirou o meu sono haha... então serei sincera e responderei com o que me deixou em um misto de angústia e fixação pela história: Belezas Perigosas, de Libba Bray... achei algumas partes meio macabras.
clip_image001        3-O suspense mais eletrizante:
(Hum... pensando -.-) Ah! Sem dúvidas foi "Feche bem os olhos", de John Verdon! Muito bom, quero mais!

clip_image001        4- O romance que me fez suspirar:
Muitos romances, mas sinto-me impelida a responder aquele que mais me arrancou suspiros (do tipo média de 3 longos suspiros por página ahaha): A probabilidade estatística do amor à primeira vista

clip_image001        5- A saga que me conquistou:
Não foi exatamente em 2013 que essa saga me fisgou, mas só nesse ano percebi o quão eu realmente estava fisgada, Academia de Vampiros oficialmente me conquistou!
clip_image001        6- O clássico que me marcou:
Li alguns óoooootimos clássicos nesse período, acho até um crime não citar todos eles, mas serei coerente e direi "Jane Eyre" (de Charlotte Brontë).
clip_image001        7- O livro que me fez refletir:
Vários! Todos os clássicos me levaram a reflexões, aliás, a maioria dos livros me proporciona algo para refletir. Acho que teriam algumas respostas que seriam mais inteligentes, livros que já foram material para muitas análises e tal, mas a verdade é que o livro que mais me fez refletir foi "A Hospedeira"( de Stephenie Meyer).

clip_image001O livro que me fez chorar:
Pensando, pensando... eu quase pude dizer que foi "A culpa é das Estrelas", não chorei de fato, como eu disse na resenha que postei aqui, mas me emocionei bastante, conta? Se não, tenho a impressão que, por incrível que pareça, o único livro que me fez chorar foi Promessa de Sangue (Vampire Academy) O.o. Acho que chorei em alguma parte por causa da Rose, tanta pena por #Romitri :( Mas a verdade é que não me lembro ao certo :x

clip_image001        9- O livro que me fez rir:
Esperava mais risadas, mas eu ri - e senti muita vergonha alheia - por Poppy Wyatt em "Fiquei com o seu número", de Sophie Kinsella -.-'

clip_image001         10- O livro de fantasia que me encantou:
Stardust: o mistério da estrela, de Neil Gaiman (só para variar ^.~). 


clip_image001      11-  O livro que me decepcionou:
Tive dua decepções, uma delas será citada aqui em outras respostas. Mas tenho que dizer, que uma das minhas maiores decepções foi em relação ao livro "Quebra de confiança", de Harlan Coben. O livro não é ruim, mas não cheguei a gostar, esperava muuuuito mais. Tenho dúvidas se chegarei  a comprar outro livro do autor, se bem que acho que ele merece uma chance -.-

clip_image001       12- O livro que me surpreendeu:
A bela e a Fera, uma antologia de contos, de Clarice Lispector. Eu simplesmente detestei o único romance que tinha lido da autora até então,  mas na tentativa que "conhecê-la" melhor, de tentar compreender , resolvi ler mais um livro e me surpreendi.

clip_image001      13- O Thriller psicológico que me arrepiou:
Não li nada que se encaixe nessa categoria _o_, ia responder algo que se aproximasse, mas não.   

clip_image00114-  O livro mais criativo: 
A Metamorfose, de Franz Kafka. Não tenho muito o que dizer, ainda estou assimilando esse livro :)

clip_image001 15- O melhor HQ: Não li -.-

clip_image00116- O infanto-juvenil que se superou: 
Já que "A Bússola de ouro" para mim não é infanto-juvenil), foi Academia de Princesas, de Shannon Hale. Não é algo que tenha realmente se superado, mas é bonitinho ^.^... 

clip_image00117- O livro que mudou a minha forma de ver o mundo:
Cada leitura transforma algo em mim, mas depois que li tanto Jane Eyre, quanto A culpa é das Estrelas passei a pensar sobre eles quando olho ao meu redor. Não poderia dar outra resposta ^.^

clip_image001 18- A capa mais bonita: 
A Saga Fallen encerrou com chave de outro no que diz respeito à capa: Êxtase, de Lauren Kate.
clip_image001 19- A frase que não saiu da minha cabeça:
Várias frases não saíram da minha cabeça, todas elas do mesmo livro, mas na verdade foi uma simples palavra que sempre  estará permeando minha mente de uma forma muito mais significativa depois que li "A Culpa é das Estrelas, de John Green, é: 
"Okay"
clip_image001    20- O(a) personagem do ano:
Essa é sempre muito difícil, mas dessa vez acho que vou diversificar e responder que o personagem do ano foi Richard Parker! Sim, o tigre (#ILoved!) que acompanha Piscine Molitor Patel em "As aventuras de Pi" ^.~ 


clip_image001    21- O casal perfeito:
Taaaaanntos casais ! Então como já citei Jane e Rochester (de Jane Eyre) por aqui, assim como outros que gostei muito em outro post, vou dizer que Rose Hathaway e Dimitri Belikov merecem o título dessa vez ^^

clip_image00122- O (a) autor(a) revelação:
Li apenas um livro da autora,  mas a impressão que me causou foi tão boa que escolho Libba Bray, autora de Belezas Perigosas; 

clip_image001    23-  O melhor livro nacional: 
A Bela e a fera (Clarice Lispector), que realmente me surpreendeu.

clip_image001      24- O melhor livro que li em 2012: 
A pergunta que mata! ... OmG! -.- Não sei qual escolher!!! 3 livros entre os lidos em 2013 entraram para minha lista de favoritos, como proceder agora? -.- ... #Supiro(Não-Romântico)... o escolhido é Jane Eyre!

clip_image001      25Li em 2012 51 livros.
Se contar com as releituras... caso contrário 49. Só :(... isso porque li muito em Dezembro para correr atrás do prejuízo -.-'

clip_image001      26- A minha meta literária para 2013 é:
Citando a mim mesma: 
(Continua sendo) 50 livros. Pois é uma quantidade que me permite uma leitura de qualidade (não atropelada), para apreciar de fato as obras e conciliá-la com meus afazeresde pobre mortal (trouxa é um termo muito autodepreciativo rsrs)  cotidianos já que nunca fui admitida em Hogwarts  T.T . Às vezes parece que tenho uma vida dupla, diria que “Leitora” é uma espécie de alter ego, mas, na verdade,  apenas  faz parte de quem eu sou, então o importante é sempre ter um livro nas mãos, uma história nova para levar comigo onde quer que eu esteja. [retrospectiva 2012]


É isso, pessoal, que 2014 seja melhor, com mais livros, mas alegrias e conquistas. Que Deus abençoe a todos! Até o próximo post! :*

Posts Relacionados

0 comentários