Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Fazer um livro dá trabalho...

18:57 A leitora 0 Comentários Categoria :




Sabemos que livros não são feitos apenas de tinta e papel, suas páginas estão repletas de sonhos e magia, são cheios de emoções e poesia. Certa vez um poeta disse que os poemas são como pássaros, e é assim que também vejo os livros, eles pousam em nós sabendo que encontrarão o alimento de  que necessitam, pois é a nossa imaginação que dará vida ao mundo que certa vez existiu apenas na mente de uma pessoa, mas  quando encontra os leitores, os livros ganham asas e podem alçar voo ... Mas sabemos também que existe uma parte material, física, dos livros, que torna tudo isso possível, que faz desse "sonho" algo concreto, para podermos guardar com carinho ou presentear alguém querido.
Por isso, no mês das crianças, esse post é dedicado Aos Leitores mirins que querem saber um pouco mais sobre o caminho que os livros percorrem até chegarem às nossas mãos. O conteúdo foi publicado na Folhinha (do jornal Folha de São Paulo) e com certeza serve de motivação para os jovens cuidarem ainda mais desse amigo especial, já que fazer um livro é um trabalho de muita atenção e carinho para que os leitores fiquem satisfeitos ;)





Livros passam por uma longa jornada para chegar até você; conheça.

KATIA CALSAVARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA



      Parece até um passe de mágica. Você estica os dedos na estante, escolhe um livro e, pronto, embarca em outro mundo. Mas sabe como os livros são feitos?
      Até eles chegarem às suas mãos, há uma longa jornada. E essa viagem começa na cabeça, ou imaginação, do escritor, também chamado de autor.
      Então, o autor escreve a história, uma etapa que pode demorar dias ou até anos. Depois, ele tem que torcer para que as editoras apostem naquele texto e queiram produzir o livro.
      Na editora (empresa que publica os livros), o trabalho dos editores é cheio de etapas, desde a chegada dos chamados "originais" (textos enviados pelos autores).
Eles pensam no formato do livro, escolhem quem será o ilustrador ideal para aquela missão, fazem orçamentos, pensam nos tipos de papel, escolhem a capa, a gráfica, ajustam o texto e as ilustrações em parceria com os autores da obra.
      Aí vem a etapa da impressão do livro, um processo que parece simples, mas que depende de muita gente e de várias máquinas.
      Os profissionais que trabalham nas gráficas precisam estar muito atentos. Já imaginou se eles reúnem as páginas fora de ordem? Ou então se colam a capa errada na história?

OBRAS DE ARTE
      Alguns livros parecem até uma obra de arte de tão bonitos. A forma como são pensados não é à toa: interfere no jeito de contar a história.
      Por exemplo, no livro "Na Noite Escura" (Cosac Naify; R$ 59,90), do italiano Bruno Munari, algumas páginas se desdobram para imitar rio, caverna e até jardim. Há recortes especiais no papel.
      Existem livros que são verdadeiros brinquedos, com pedaços de pano, espuminhas e espelhos. Demoram bem mais para serem feitos.
      Há também os livros chamados de "pop-up", porque, a cada página que você vira, uma imagem nova salta. As partes diferentes que aparecem, do tipo "puxe aqui" e "abra ali", são todas coladas manualmente nas gráficas.


Antes de chegar até você, livros passam por uma longa jornada


Ilustração Pablo Mayer


Leia na Fonte: Folhinha





Posts Relacionados

0 comentários