Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

"Olá!" e muita tagarelice...

15:54 A leitora 0 Comentários Categoria : ,

       Hey, você! Que prazer saber que passou por aqui ^.^ 
     Se você é um(a) leitor(a) antigo(a), sabe que fiz algumas mudanças por aqui. Faz tempo que estava com vontade de postar algo, na verdade um ano, já que o último post foi dia 24 de janeiro de 2014. Desde então tinha ideias (mesmo que poucas) mas nada de colocá-las no "papel". Há mais tempo ainda tenho a intensão de mudar o layout e o nome do blog e, já que precisava de uma motivação para voltar a "blogar", achei essa uma boa maneira. Esse é um post de"retorno", vou tagarelar sobre o que fiz por aqui.



O nome do Blog


      Uma das coisas mais importantes em "construir"um blog/site, a meu ver, é o nome que o representará. Acredito que deve ser unanime entre aqueles que dão "dicas" para tal que esse deve ser um processo criativo e ao mesmo tempo objetivo, que revele algo sobre personalidade/identidade do blogueiro/blog, que facilite a interação com público, de fácil entendimento e acesso, mas ao mesmo tempo que chame a atenção, cative, contribua para fazê-lo único! Ou vai ver só eu penso assim rsrs

      Pode ser que "Aos Leitores" se encaixe em alguns desses aspectos, mas a verdade é que não era um nome que me satisfazia completamente, sabe? Quando iniciei o blog não estava me sentindo criativa, parece que quando você diz ao eu cérebro "agora é hora de ser criativo", pense naqueles filmes e seriados em que aparecem profissionais de publicidade e propaganda,  é tão legal trabalhar para ter essas ideia tão legais", ele apenas dá como resposta aquela sensação de "entrei em "stand by". Ok, pode ser que você não seja tão estranho quanto eu e não tenha essas ideias malucas, mas é verdade que nem sempre nossa mente se "ajusta" a nossas necessidades do momento (esqueça isso; lembre-se daquilo; descanse agora, durma; hora de trabalhar a todo vapor, não durma), acontece o contrário.

      Não. Eu não tive nenhuma ideia genial e, as melhores ideia que tive obviamente também foram pensadas por outras pessoas ao criar seus blogs. Alguém pode pensar: mas e se você comprasse um domínio?Sinceramente, acho que o blog não me dá tanto retorno a ponto de eu pensar em fazer investimentos do tipo domínio, template lindo-maravilhoso (bem que eu queria) e coisas do gênero, e eu mesma não tenho rendido muito também. Por isso, o blogspot me serve bem (mesmo que não seja perfeito). Foi assim que vi minha criatividade (não tão criativa assim) se conformar com algo que eu pudesse gostar, que me agradasse ao ver escrito no cabeçalho do meu template (não somente isso, claro, mas seu eu for falar sobre meu "processo criativo" Omg! Esse post atingiria o centro da terra rs #exagerada²). Estou longe de tornar esse o meu "blog" dos sonhos, mas...

Template

      Gente! Como é difícil encontrar um template ideal... e mais ainda editar um template um que seja mais "novo"! Para quem não sabe, novos modelos estão disponíveis na rede, muitos deles são interessantes, profissionais, modernos, mas todos eles no formato html5, só não são suportados pelo blogger (mas pelo Wordpress sim :P), infelizmente. Resumindo: depois de muito pesquisar, achei alguns para blogger (não eram em html5 #adeus), mas vi algum futuro rs. Contudo, não acabou por aí! Um novo "capítulo" se iniciou: como personalizá-lo?

      Se você já tentou fazer isso, ou qualquer outra modificação envolvendo os códigos do seu template, que são os "orgãos vitais" do seu blog, está familiarizado com a prática de localizar trechos no código, copiar, colar e adequar as coisas baseado em algum tutorial da internet. Mas muito mais difícil que os tutoriais de maquiagem é fazer isso em um template do qual o código não segue os padrões comuns!  Sério, tive que ficar horas para conseguir coisas ínfimas! Não consegui fazer tudo o que queria, mas estou contente com meu esforço - quase me senti Felicity Smoak - sqn :) - ... dado que sou leiga (aka. enxerida) no assunto.

      Não vou dar detalhes sobre a saga "comentários antigos", por que seria ainda mais cansativo ler esse texto, mas saibam, além de tudo isso, o template não aceitou o intensedebate!!! "Socorro!", foi o que eu pensei. E depois de muuuitas pesquisas, muito vai e vem (apaga, copia, cola) na edição do modelo, instalei o Disqus, que é um sistema de comentários aparentemente mui amigo, mas nem tanto. Felizmente ele traz a opção de importar os comentários do seu concorrente acima citado, mas para...meu desfortúnio, algo deu errado e nem todas as postagem recuperaram os comentários (chorarei eternamente se eles não voltarem, pois isso é quase como perder os posts inteiros). Eles aparecem no meu perfil do Disqus, só não aqui (why? WHY?). Sério, deu vontade de chorar quando vi e não consegui fazê-lo aparecer (acho que é mais fácil fazer aparecer um coelho na cartola! #será?). {atualizando: depois de muito trabalho, post a post, recuperei muitos, apesar de querer todos)

O endereço do Blog!

      Não menos importante do que mudar o nome do blog, é o endereço dele, que como podem ver na barra acima, continua o mesmo v.v. É, eu poderia fazer uma nova página... importar o blog inteiro para ela... sim, mas sou tão azarada que isso não daria certo (eu até tentei com um blog de testes e tal, mas não rolou). Depois de perder meus comentários, fiquei ainda mais temerosa e optei por uma outra medida, uma "gambiarra" mesmo rs.

      Normalmente a pessoa (que faz o serviço direito, decentemente) redireciona o endereço antigo para o novo, certo? Não eu. Fiz um nova página (www.umapaginamarcada.blogspot.com.br) e, dadas as circunstancias (fiquei com medo de estragar tudo, já que não entendo patavinas), resolvi de fazer inverso. Logo, atenção! O blog tem dois links, como eu disse: uma gambiarra. Ambos conduzem a esta página, então se alguém por ventura pensar que o endereço é igual ao nome do blog (coisa estranha, né? v.v'), não tem problema! Se você quiser ele será (pelo menos durante os poucos segundo até que seja redirecionado para www.aoleitor... :D).

Enfim...

      É mais ou menos isso. Se você leu até aqui, Obrigada!! Não prometo que escreverei posts diários ou semanais, mas farei o possível para que eles não sejam anuais :) Fique a vontade para comentar... ou simplesmente dizer: não faça posts tão grandes, ninguém mais vai ler... eles são cansativos". Sim, eu entendo, continuarei tentando (ou talvez um dia escreva um livro de vez rs).

Até mais! :D

Posts Relacionados

0 comentários