Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

♥ ♥ ♥

Leio, logo indico - Livro: A invenção de Hugo Cabret

01:20 A leitora 4 Comentários Categoria : , ,


      Entre tantas boas histórias para compartilhar com vocês, resolvi falar sobre o último livro que li (até o momento). Essa é minha primeira (tentativa) resenha que posto aqui, confesso que não é o meu gênero textual preferido para escrever, mas ele é certamente o que mais gosto de ler (depois dos gêneros literários, é claro ^.^).
      Mas, por onde começar a falar sobre tal livro? Teria eu palavras para expressar o que encontrei? Não sei, mas vou tentar. Começo então pelo título.

   
O autor Brian Selznick poderia tranquilamente acrescentar uma pequena palavrinha ao nome de sua obra: mágica! "A mágica invenção de Hugo Cabret". Pode ser que não fique perfeita, mas essa é sem dúvida a palavra que a descreve, pois a combinação que ele faz nesse livro o torna mágico. Não entendeu o porquê? Continue lendo ^.^
     Se você já teve a oportunidade de ter esse belíssimo livro em suas mãos, sabe do que estou falando. Inicialmente ele causa admiração por seu volume ( o livro contém 533 páginas), mas logo o foco deixa de ser a quantidade, e sim a qualidade! Desenhos feitos pelo próprio autor ilustram o livro de forma fantástica, pois após ler toda a história compreendemos o quanto eles são significantes. Mas, para evitar spoliers, basta saber que eles são extremante bem feitos,  não servem apenas para deixar o livro mais bonito, ou maior (visto que a história em si é curta), servem para nós transportar para dentro dele, a leitura começa desde as capas do livro, desde a lombada (como podem ver aqui ao lado - lindo!).
      A diagramação do livro, o designer, são diferentes do habitual, as folhas são mais grossas (papel offset) e são pretas!! ... Enfim, para que eu não me prolongue mais nessa parte, colocarei algumas imagens para ilustrar o digo ao logo do post.O livro é composto por uma "Breve introdução", "Parte 1", "Parte 2", e encerra com agradecimentos do autor (que apesar de apenas citar nomes, contém informações esclarecedoras pelo menos para mim para saber o que é ou não ficção - leia!).

      Deixar a imaginação fluir e entrar pelas portas que se abrirem, sem dúvida te conduzirá é uma rica aventura pelas ruas de Paris, passará a viver em um novo mundo, onde uma simples engrenagem é de suma importância. Abra o coração e tente entender aquilo que muitas vezes nossos olhos e ouvidos não são capazes. Com um enredo simples e leve, conhecer Hugo é um prazer, uma leitura leve, fácil, que nos faz querer enxergar melhor cada detalhe, para não deixar passara respostas que tanto esperamos, e que muitas vezes está bem diante de nós e não percebemos. Essa leitura para mim é sensorial. Como já disse, com a imaginação ativa não há limites, na verdade é só se deixar conduzir. Na introdução o narrador faz um convite, que agora estendo a você, leitor. Aguce os sentidos e perceba (insisto, use sua imaginação!):

[...] quero que você se imagine sentado no escuro, como no início de um filme. Na tela, o sol logo vai nascer, e você será levado em zoom até uma estação de trem no meio da cidade Atravessará correndo as portas de saguão lotado. Vai visitar um menino no meio da multidão e ele começará a se mover pela estação. Siga-o porque este é Hugo Cabret. Está cheio de segredos na cabeça, esperando que sua história comece.
Sinopse:

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.

A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

       
Um dos meus trechos preferidos:

[...]Sabe, as máquinas nunca têm peças sobrando. Elas  têm o número e o tipo exato de peças que precisam. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso quer dizer que você, também, deve estar aqui por algum motivo.



Coloque suas engrenagens para funcionar, leia e não se esqueça de comentar! ^.~

Até o próximo post!
:*

Posts Relacionados

4 comentários

  1. Já comecei adorando o livro só porque você diz que a palavra para defini-lo é mágica.
    Sabe que eu nunca havia escutado falar sobre esse livro, mas um belo dia passeando pela Saraiva (vício ;x) me deparei com ele.
    E concordo com você, o livro chama a atenção, não apenas por seu tamanho, mas também pela qualidade gráfica.
    Ainda não tive oportunidade de ler, mas admito que fiquei com muita vontade depois de vê-lo ao vivo e mais ainda agora, depois de sua resenha.

    Sua resenha está simplesmente maravilhosa. Gostei muito mesmo.
    Você prendeu minha atenção do começo ao fim e despertou uma curiosidade maior em mim.
    Adorei a escolha das palavras e o modo como disse sobre a leitura ser sensorial, é totalmente verdade. Adorei o quote.
    Esse que é o seu preferido é fantástico!

    Obrigada pela ótima resenha e indicação, de verdade.


    Beijão,

    Tatha
    www.houseofchick.com

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser divertido em todos os sentidos! Por ser bonito, por ter figuras lindas e, logicamente, pela história.
    A impressão que me ficou é que a leitura será um gostoso passatempo! =)

    beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8.2.12

    será que alguém me pode dizer qual a profissão do pai de hugo?

    ResponderExcluir
  4. O Pai do Hugo era relojoeiro, possuía uma relojoaria e trabalhava meio expediente em um museu, cuidando dos relógios de lá.

    Espero ter ajudado ^^

    ResponderExcluir